Escolas municipais das ilhas receberão hortaliças para utilizar na merenda dos alunos
16/05/2018 13:39 em Saúde e Nutrição

A partir de agora, a merenda escolar dos alunos das ilhas do município ganhará ainda mais sabor e nutrientes. Depois de inserir o pescado no cardápio das instituições, a prefeitura municipal do Rio Grande realizará a distribuição de hortaliças que serão preparadas e servidas aos estudantes rio-grandinos.

Considerado como um projeto piloto, a iniciativa conta com a participação da Emater e das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Primário. A solenidade que marcou o pontapé inicial foi realizada ontem, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Apolinário Porto Alegre, na Ilha dos Marinheiros, e contou com a presença de três produtores rurais que simbolicamente entregaram os primeiros alimentos naturais para a instituição.

De acordo com o secretário municipal de educação, André Lemes, a expectativa é de que a ideia tome corpo e possa ser expandida para todas as escolas municipais da cidade, mas neste primeiro momento somente as quatro instituições das ilhas receberão os alimentos. “A meta é expandir para toda a Rede de Ensino. Mas neste primeiro momento os agricultores da ilha, mesmo pela sua capacidade de produção, fornecerão as hortaliças para as quatro escolas da própria localidade, Apolinário Porto Alegre, Coração de Maria, Renascer e Sylvia Centeno Xavier”, complementou Lemes.

Conforme os dados do Núcleo de Alimentação Escolar, no ano passado, 53% dos gêneros de alimentação escolar das escolas vieram da agricultura familiar, quando o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estabelece o valor de 30%. A estimativa é de que neste ano os números também ultrapassem a casa dos 50% e o fornecimento de hortaliças contribuirá consideravelmente para que esse valor seja atingido.

Fonte PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PLANALTO MOVEFLEX