SJN é selecionado para sediar projeto de Turismo de Pesca
22/01/2018 13:40 em São José do Norte

Um novo convênio pode alavancar a área do turismo em São José do Norte. Na semana passada, uma comitiva da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e a representante da Emater/RS-Ascar, Sandra Fulber, estiveram anunciando a elaboração de um convênio, com o objetivo de desenvolver ações que apoiem e fomentem o turismo de pesca de base comunitária.

Segundo dados locais, a pesca artesanal nortense vem sofrendo constantes diminuições de renda, resultando na dificuldade de permanência dos pescadores nas suas comunidades tradicionais, por isso a necessidade de buscar alternativas de rendas para essas famílias, a fim de garantir que sua cultura permaneça presente. Inicialmente, será feita uma análise de critérios estipulados por técnicos do governo estadual e selecionada uma comunidade de base comunitária de pesca para sediar um projeto piloto.

O objetivo da iniciativa é de desenvolver e qualificar a atividade de turismo de pesca como alternativa de geração complementar de renda às famílias de pescadores artesanais profissionais, inseridos em comunidades reconhecidas por sua tradicionalidade. Com base nisso, a qualificação de serviços ofertados aos turistas aumentando a renda trazida por eles às comunidades.

Aos poucos São José do Norte vai colhendo bons frutos após semear ações de divulgação e incentivo ao desenvolvimento de atividades turísticas propostas pela prefeita e realizadas pela SMTP no ano anterior. Durante o último semestre Fá realizou sucessivas tratativas com o titular da SDR, Tarcísio Minetto, na capital gaúcha para que o município fosse contemplado no projeto.

Fonte PMSJN

 

 

COMENTÁRIOS
PLANALTO MOVEFLEX